Escritor Renato Fulgoni participa da FLIP 2024: Um momento especial no Sarau da Academia de Letras e Artes de Cabo Frio

 O escritor Renato Fulgoni teve o privilégio de apresentar um poema autoral no Sarau da Academia de Letras e Artes de Cabo Frio (ALACAF) durante a FLIP 2024, a Festa Literária Internacional de Paraty. O poema escolhido para esse momento foi "O choro de uma solidão", uma obra que sempre toca profundamente o autor. Em seus versos, Fulgoni busca traduzir a intensidade da solidão, comparando-a à fúria da natureza e ao sofrimento silencioso que ela pode causar.



"O choro de uma solidão"

Como a fúria dos ventos,
como a revolta dos mares,
e a força destruidora de uma tempestade,
a solidão me destrói aos poucos.

Como um cais,
que sofre com as inúmeras pancadas do mar,
e os moinhos que giram incansavelmente,
sem a piedade dos ventos fortes.

A solidão me destrói aos poucos,
como o sofrimento de um ipê,
que vê todas as suas lindas flores,
que levaram meses para florescer,
ali caídas no chão como um tapete roxo,
logo depois de uma forte tempestade.

O choro de uma solidão é mesmo cruel,
pois é um choro só,
onde ninguém se importa,
onde ninguém vê.

Autor – Renato Fulgoni



Esse momento foi especialmente marcante para Renato Fulgoni, que teve a oportunidade de compartilhar a arte e sentimentos com o público. Além disso, na ocasião o escritor  apresentou seus dois livros infantis na Casa da Leitura e do Conhecimento: "O Vira-lata Caramelo" e "Tom e Suas Aventuras"



"Foi muito gratificante ver esses livros ganharem destaque em um espaço tão prestigiado, repleto de autores talentosos".

Para Renato Fulgoni, estar na FLIP é como viver um sonho. É o equivalente literário das Olimpíadas para um escritor, onde cada momento é uma celebração da cultura e do conhecimento. 



"Fico imensamente feliz por estar entre tantos escritores renomados e ter a chance de contribuir com minha obra. Agradeço à presidente da ALACAF, Jaqueline Brum, pelo convite, e a todos os confrades da Academia de Letras e Artes de Cabo Frio, por esse momento inesquecível", disse Fulgoni.



Renato Fulgoni também expressou gratidão à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro pelo belíssimo espaço destinado à Casa da Leitura e do Conhecimento, que foi um verdadeiro ponto de encontro para amantes da literatura.

No término da apresentação, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro presenteou os Acadêmicos da ALACAF com um lindo livro e certificado.


 "Participar de um evento como a FLIP é não só uma honra, mas também uma responsabilidade. É fundamental termos esses espaços de discussão, troca e divulgação da literatura em suas mais diversas formas, além de ser uma oportunidade única para inspirar novas gerações de leitores e escritores," disse Renato Fulgoni ao final de sua participação.



A realização da FLIP em Paraty é uma iniciativa essencial para o fortalecimento da cultura e da literatura brasileira. Paraty, com sua atmosfera única e sua rica história, é o cenário perfeito para essa festa literária que enaltece a diversidade de vozes e ideias. Que possamos continuar celebrando a literatura em eventos como esse por muitos anos!










Postar um comentário

0 Comentários