Entrevista: Rosana Silva e "O Menino do Cabelo que Não Balança"

Renato Fulgoni, da Revista Digital Aldeia Magazine, tem o prazer de trazer uma entrevista exclusiva com a escritora Rosana Silva, autora do recém-lançado livro infantil "O Menino do Cabelo que Não Balança". Com uma trama emocionante que aborda temas como adoção, identidade e amor, o livro promete encantar leitores de todas as idades. Vamos mergulhar nos bastidores desta obra única e conhecer mais sobre a autora e sua inspiração.



Renato Fulgoni: O que inspirou você a escrever "O Menino do Cabelo que Não Balança"? E por que escolheu abordar a temática da adoção?

Rosana Silva: Renato, eu não escolhi o tema, fui escolhida (risos). Confesso que sempre foi um assunto que me desperta interesse. Gosto de boas narrativas e conheço algumas histórias de adoção. Embora, admita que é um assunto difícil, pois cada família vive essa experiência de forma peculiar e que envolvem segredos de família. Todavia, certo dia, o tema adoção surgiu numa sala de aula em que a aluna contou para turma que tinha sofrido preconceito quando descobriram que tinha sido adotada e sendo negra, a chamaram de “negra rejeitada”. Uma crueldade! Mas ela era tão agradecida por ter encontrado uma família. Era feliz e segura, de modo que enfrentou a agressão de cabeça erguida. A adoção tinha sido tardia e no entanto parecia que estava com os pais, desde bebê. Aquela aluna nos deu uma lição! Admirei-a mais ainda, quando disse que comemorava seus aniversários com as colegas do orfanato. Ela tinha uma família e as colegas não. Então dividia esse dia com quem precisava de afeto e dias alegres. Ora, o tema estava no meu coração, depois de ouvir os relatos de um amigo sobre a adoção de seu filho - fiquei com esta história na cabeça, martelando o juízo (risos).


Renato Fulgoni: Como a experiência da adoção impacta a vida do protagonista, Enzo, na trama do livro?

Rosana Silva: Enzo é um menino amado, desejado, cuidado... mas está a procura de sua identidade, por isso quer a verdade e de certa forma pressiona os pais para que esclareçam a situação. Ele recebe a notícia com leveza. Depois, percebe que compartilhando sua história podia ajudar colegas que viviam experiência semelhante.


Renato Fulgoni: O livro aborda o tema do bullying na escola, enfrentado por crianças adotadas. Como a história de Enzo destaca a importância do amor e da confiança diante dessa realidade?

Rosana Silva: O menino Enzo não sofreu bullying a respeito da adoção. Na verdade, os colegas perceberam que pai e filho não apresentam os mesmos traços biológicos e ficam curiosos em saber se quando o pai casou com a mãe de Enzo, teria assumido o filho dela, como dele também. Enzo fez questão de “matar” a curiosidade dos amigos que invejavam a relação de amor entre eles (pai e filho).


Renato Fulgoni: Pode compartilhar um pouco sobre a colaboração com a ilustradora Tatiana Bianchine? Como as ilustrações enriquecem a narrativa?

Rosana Silva: Inicialmente procurei artista e escritora Daniela Bonafé para fazer a ilustração do livro. Ela adorou o projeto, mas não estava confortável para aceitar a empreitada por conta de problemas particulares. Fiquei tão vaidosa quando ela disse que só participa de projetos que toquem seu coração e gostaria de ilustrar, mas não dava conta. Eu pedi uma indicação ... em quem ela confiaria a ilustração do livro? Ela me deu o contato de Tatiana Bianchini, SP. Que sorte a minha! Fomos construindo juntas o projeto de ilustração do livro. Tatiana teve paciência com minha ansiedade e insegurança e foi muito profissional ao dar sua contribuição como artista. Os desenhos, feitos mão e coloridos com lápis de cor, emanam o amor que existe na formação daquela família, vemos humor e questões importantes da identidade racial.


Renato Fulgoni: Agora que "O Menino do Cabelo que Não Balança" está lançado, qual é a mensagem que você espera que os leitores levem consigo?

Rosana Silva: Sabe, Renato, eu não tinha pensado nisso. Mas agora pensando… espero que as pessoas reflitam que não existe apenas o esteriótipo de gente revoltada, amarga ou infeliz com a descoberta da adoção. Há pessoas que recebem “de boa” (como diz um amigo meu) a confirmação desta escolha pra formação de uma família. E que o livro possa servir de ferramenta para auxiliar famílias a tratar suavemente do assunto com seus filhos;



Agradecemos a Rosana Silva por compartilhar conosco as histórias fascinantes por trás de "O Menino do Cabelo que Não Balança". Este livro promete ser uma adição memorável à literatura infantil, abordando temas essenciais de uma maneira cativante e acessível.






Postar um comentário

0 Comentários