João Paulo Vital do Prado é o entrevistado de Renato Fulgoni

ENTREVISTA INSPIRADORA COM JOÃO PAULO VITAL DO PRADO

Essa entrevista foi publicada na Revista Aldeia Magazine EDIÇÃO 050 - ABRIL 2024.

Na interseção entre arte e educação, o ator João Paulo Vital do Prado, coordenador do projeto “Caminhos em Cena” da Cia de Teatro Parafernália, tem levado uma mensagem essencial sobre Mobilidade Urbana e Sustentabilidade a diversas comunidades. Com uma trajetória marcada por formação profissional e experiências artísticas significativas, João Paulo se destaca não apenas como intérprete, mas também como educador e agente de transformação social. Em uma série de apresentações gratuitas, seu espetáculo “Ir e Vir: Cidadão Vigilante” percorreu 87 cidades em cinco estados, tocando a vida de milhares de pessoas. Conheça mais sobre essa inspiradora jornada e as visões de João Paulo sobre arte, educação e engajamento comunitário nesta entrevista exclusiva para a Revista Aldeia Magazine.



Confira a entrevista de João Paulo Vital do Prado com Renato Fulgoni


RENATO FULGONI - João Paulo, pode nos contar mais sobre o projeto “Caminhos em Cena” e como surgiu a ideia de abordar temas como Mobilidade Urbana e Sustentabilidade através do teatro? 


JOÃO PAULO - O projeto Caminhos em Cena é uma parceria entre Cia de Teatro Parafernália e Instituto CCR, que vai rodar o Brasil, realizando 200 apresentações em 87 cidades, divididas em 5 estados do território nacional. O projeto pretende atender cerca de 30.000 pessoas. O teatro é uma arte que nos permite abordar diversos assuntos de forma divertida e leve e isso aproxima o público da temática do espetáculo, fazendo com que o espectador, no caso do Ir e Vir: Cidadão Vigilante, a criança, fique focado do início ao fim do espetáculo e aprenda enquanto se diverte. 


RENATO FULGONI - Como foi a experiência de levar o espetáculo “Ir e Vir: Cidadão Vigilante” para tantas cidades e comunidades diferentes? Houve alguma história ou feedback que tenha te marcado especialmente?


JOÃO PAULO - Cada cidade é uma experiência única. Nós nos deparamos, na maioria das vezes, com crianças que nunca foram ao teatro. Algumas nem sabem o que é teatro. Esse é um dos motivos desse trabalho ser tão inspirador e importante. Levar arte para pessoas que talvez nunca tivessem acesso ou oportunidade. Na temporada do espetáculo pelo Mato Grosso do Sul, durante o bate papo após o espetáculo uma criança nos contou sobre um acidente de trânsito que o pai havia sofrido, e, disse que agora (após a apresentação) ela saberia como “evitar” esse acidente.


RENATO FULGONI - Sua formação inclui Licenciatura em Pedagogia e um MBA em Recursos Humanos e Marketing Digital. Como esses conhecimentos se entrelaçam com sua atuação artística e coordenação de projetos culturais?


JOÃO PAULO - Pedagogia lida com pessoas, Recursos Humanos também e teatro também. Dessa forma, eu entendo que tudo o que estudei se complementa e me auxilia na condução dos projetos. 


RENATO FULGONI - Você coordenou um projeto em São Pedro da Aldeia focado em conscientização sobre segurança no trânsito para alunos da Rede Pública. Como foi essa experiência e qual a importância de abordar temas como segurança no trânsito na formação educacional dos jovens?


JOÃO PAULO - São Pedro da Aldeia foi incrível desde o início da tratativa com a secretaria de educação. A cidade se mobilizou e conseguiu levar mais de 800 crianças para o teatro. Foram apresentações incríveis. A troca de energia com a criançada foi marcante. Educação no trânsito e mobilidade urbana são temas que toda criança conhece, porém, de forma intuitiva; eles aprendem isso desde cedo com os pais. Então o espetáculo permite que eles tomem conhecimento desse assunto que já estão inseridos automaticamente. Eles querem participar, falar, se expressar e o espetáculo permite que eles façam isso. E com toda certeza se tornarão agentes e vão disseminar a mensagem do espetáculo para outras pessoas.


RENATO FULGONI - Com mais de 15 espetáculos e envolvimento em diversos projetos culturais ao longo de sua carreira, quais são os próximos passos e projetos que você planeja para o futuro? Há algum tema ou questão específica que gostaria de explorar em suas próximas criações?


JOÃO PAULO - Trabalho com teatro profissional há 17 anos. Cresci como profissional com a Cia de Teatro Parafernália e me tornei produtor cultural há quase 10 anos, e nesse período eu aprendi tanta coisa bacana, conheci tanta gente legal. A ideia é continuar aprendendo, estudando e trabalhando para que projetos teatrais se tornem mais acessíveis para toda população. Esse ano estou rodando com um projeto de nível nacional, quem sabe para 2025 venha um de nível internacional por aí. Sobre temas, eu e toda a equipe da Cia de Teatro Parafernália estamos em processo de pesquisa para projetos futuros, então, por enquanto, sem spoilers.


Leia a Revista Aldeia Magazine completa:




Postar um comentário

0 Comentários